5 Dicas de como criar um roteiro para vídeos


Postado em 28/01/2020 | Categoria: Dicas

5 Dicas de como criar um roteiro para vídeos

Postado em 28/01/2020 | Categoria: Dicas
5 Dicas de como criar um roteiro para vídeos

Uma das principais etapas da produção de um vídeo é a criação do roteiro. Esteconsiste em ser um guia que tem como objetivo mostrar as diretrizes que devemser seguidas pela equipe envolvida na produção para que o vídeo seja realizadoconforme o que foi solicitado pelo cliente, portanto o roteiro é uma espécie demanual para esta produção audiovisual, sendo assim, este é parte essencial eprecisa estar perfeito para que todas as etapas subsequentes sejam concluídasda forma correta.

Confiram algumas dicas para a confecção de um roteiro:

Dica 01 – O roteiro deve seguir fielmente o que foi solicitado pelo cliente paraque o que processo de aprovação seja agilizado, dando assim a fluideznecessária no processo inteiro, pois é fundamental que não haja alteraçõesdurante a produção, pois estas acarretam em adiamentos no prazo de entregado material solicitado. 

Dica 02 – No caso de vídeos que possuem locução, é sempre importante haverharmonia entre a quantidade de texto no vídeo e as informações que estão sendoveiculadas na locução, pois nem tudo que está no áudio precisa estar no vídeo,mas as informações essenciais devem estar também em formato de texto paradar mais destaque à estas. Deve-se evitar exageros na quantidade de texto dovídeo para que o mesmo não se torne cansativo e sua compreensão sejafacilitada através desta harmonia entre a locução e o texto. 

Dica 03 – Deve-se ter atenção quanto à duração do vídeo, sempre avaliando anecessidade de alongá-lo ou encurtá-lo de acordo com sua proposta, tendo emmente o cuidado de evitar que a reprodução do vídeo se torne cansativa. Emcasos de vídeos informativos sobre saúde, por exemplo, é comum ter umaduração maior, pois este tipo de material tem como objetivo informar em detalhesas informações sobre o assunto em questão para a conscientização do público.Em outros casos como vídeos de promoções, sorteios e eventos, por exemplo,é importante que todas as informações sejam claras e rápidas, portanto, estetipo de vídeo normalmente possui curta duração. Em alguns casos, este padrãopode variar de acordo com a solicitação do cliente.

Dica 04 – Um importante passo na produção de um vídeo é a verificação erevisão do texto que irá para gravação com o locutor. Observações sobre apronúncia devem ser feitas, principalmente no caso de palavras de línguaestrangeira, para que não precise haver correções no áudio, evitando assimadiamentos no prazo de entrega.

Dica 05 – Por fim, um bom roteiro deve ter a sincronia perfeita entre texto,imagens e locução de acordo com as imagens que devem aparecer em cadacena e as informações que estão sendo veiculadas em formato de áudio e/outexto. Esta sincronia é essencial para que todo o processo de edição sejarealizado com fluidez, portanto todos os detalhes do vídeo devem constar noroteiro para que a compreensão da equipe de edição seja automática, assimtorna-se possível a entrega do material solicitado sempre dentro do prazosolicitado. 

Espero tê-lo ajudado a conhecer um pouco mais sobre o processo de criação deroteiros!

Estéfano Silva





Compartilhe isso

Categorias

Postagens recentes

Faça um orçamento sem compromisso.
Quer saber mais sobre nossos serviços?